CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO
- Pulse Turismo

- 31 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2020

Esse é um daqueles documentos essenciais na lista de viajantes preparados!
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Muitos países exigem que brasileiros possuam um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com indicação de vacina de febre amarela para permitir a entrada em seu território. Mesmo que seja apenas uma escala/conexão o documento poderá ser solicitado e ser um impeditivo para o embarque.
Como a vacina de febre amarela deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem, é necessário um planejamento para que a falta desse documento não arruíne a sua viagem. Já vimos casos de pessoas que não puderam viajar porque não possuíam esse certificado. Além disso, os países podem mudar de uma hora para a outra a obrigatoriedade desse item, por isso é muito importante que todos os viajantes tenham esse documento em mãos em todas as viagens.
A boa notícia é que ele é vitalício, faz uma vez e não precisa mais se preocupar! A Anvisa atualiza constantemente a obrigatoriedade de vacinas ou cuidados de saúde que devem ser tomados para visitas a cada país, essas informações podem ser consultados no link:
Siga o passo-a-passo para providenciar o seu certificado e não ter problemas futuramente:
# 1 | VACINAÇÃO
Você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados. Guarde o comprovante de vacinação. Ele é necessário para solicitar o Certificado Internacional, pois a Anvisa não aplica a vacina. O Cartão nacional de vacinação deve ser preenchido corretamente com: . Data de administração, fabricante e lote da vacina. . Assinatura do profissional que realizou a aplicação. . Identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Atenção: Se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve ser vacinado com a dose padrão (e não fracionada) da vacina contra febre amarela. E a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.
# 2 | CADASTRO Independente da opção de atendimento escolhida, você deve fazer o cadastro no endereço abaixo, clicando na opção "cadastrar viajante".
O viajante deve se atentar ao preenchimento correto dos campos, principalmente daqueles que são obrigatórios, como CPF e e-mail.
O sistema permite apenas o cadastro de viajantes que possuem CPF, e o e-mail deve ser diferente para cada viajante.
Caso tenha problemas para concluir o cadastro ou com senha entre em contato pelo 0800 642 9782 para ser auxiliado.
# 3 | EMISSÃO
O documento pode ser retirado de forma presencial, em uma unidade da Anvisa, ou impresso em casa. Emissão web Se você optar pelo atendimento web, você deve acessar o Portal de Serviços do Governo Federal para imprimir o Certificado em casa.
Após fazer o cadastro, solicite o certificado em https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia.
Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços. O CIVP emitido no Portal de Serviços do Governo Federal será assinado eletronicamente pelo servidor da Anvisa e deverá ser, obrigatoriamente, assinado pelo viajante após sua impressão, no campo adequado (ao lado do termo “cuja assinatura segue”).
Atenção! O prazo para emissão online é de até 10 dias úteis.
Emissão presencial
Se você optar pelo atendimento presencial, o CIVP será emitido pela unidade emissora ao final do atendimento. A documentação necessária é o cartão nacional de vacinação (com informações enviadas acima) e documento de identidade.
No atendimento presencial, o responsável pela emissão e o viajante devem assinar o Certificado no ato da entrega do documento. Crianças ou menores de 18 anos que já assinam seu documento de identidade (RG, passaporte e outros) precisam estar presentes para obter o seu certificado nas Unidades Emissoras de CIVP. O menor que nunca assinou um documento de identidade não precisa estar presente quando os pais ou responsáveis solicitarem a emissão de seu certificado nas Unidades Emissoras de CIVP.
Os endereços as Unidades Emissoras da Anvisa podem ser consultados no site:
ATENÇÃO!
O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP para comprovar a vacinação contra meningite e/ou poliomielite será emitido apenas no atendimento presencial.
Orientamos que seja atendidas as exigências do país de destino conforme os requisitos sanitários disponibilizados no site da Organização Mundial da Saúde – OMS (em inglês: https://www.who.int/ith/ith-country-list.pdf?ua=1 ou em espanhol: https://www.who.int/ith/ITH2017-Annex1-sp.pdf?ua=1 ).




Comentários